EQUIPAMENTOS
EXTINTORES DE INCÊNDIO
Já parou para pensar que existem diferentes causas de incêndio? Cada causa precisa de um método diferente para acabar com o fogo. Por isso, confira as classes de incêndio e quais tipos de extintores usar em cada um deles.
Os extintores podem ser oferecidos para uso portáteis, industriais, sobre rodas e veiculares. Capacidades diversas entre 2kg, 4kg, 6kg, 8kg, 12kg, 20kg, 50kg, 75kg com validades de recarga de 1 e 5 anos.
Quais são os tipos de extintores?
• Classe A: incêndios sólidos como papel, madeira, plástico ou borracha.
• Classe B: incêndios causados por líquidos inflamáveis.
• Classe C: incêndios causados por equipamentos elétricos.
• Classe D: incêndios causados por metais pirofóricos como alumínio, sódio e magnésio.
• Classe K: incêndios causados por óleos e gorduras.
Pó Químico
É utilizado para incêndios de classe B (líquidos inflamáveis) e C (equipamentos elétricos). Ele age por abafamento, assim quebrando a reação em cadeia e interrompendo o processo de combustão, e também não é condutor de eletricidade.
Gás Carbônico
É composto por dióxido de carbono e recomendado para incêndios de classe B e C. Ele age por abafamento e por resfriamento em ação e portanto não conduz eletricidade. Apesar disso, é asfixiante, portanto deve se evitar o seu uso em ambientes pequenos.
Água
Utilizado em incêndios classe A (sólidos como papel, madeira,..), este extintor em contraste com materiais químicos, é simplesmente vapor de água. Esta age por resfriamento, e é o mais efetivo para incêndios tipo A. Por isso, não deve-se usar em equipamentos elétricos (já que a água conduz eletricidade), e líquidos e gases inflamáveis.
Espuma Mecânica
Utilizado para incêndios classe A e B. Age por abafamento e resfriamento fazendo com que a espuma fique como uma espécie de manta. Geralmente é utilizado em locais onde há armazenamento de líquidos e gases inflamáveis. É composto por detergente concentrado (LGE).Deste modo se gera espuma através da reação do batimento mecânico do LGE com a água e o ar.
Extintor de Acetato de Potássio-Classe K
Utilizado para incêndios da classe K(Óleos). Cria uma espécie de espuma seladora para que não haja contato da gordura com o oxigênio. Assim, abafa , apagando o fogo ,e ainda faz o resfriamento da superfície. Por isso é o mais comum em restaurantes, cozinhas industriais, etc.
O método errado pode colocar a vida das pessoas em risco ou ainda não ser eficiente contra o incêndio.
Contato
Rua Dolor de Oliveira Barbosa, 165 – Cambuí Campinas-SP – CEP: 13.023-410
Central de atendimento:
(19) 98191-5007 – (11) 95348-7777
bombeiros@bombeirossocorristas.org
Serviços
MANUTENÇÃO DE EXTINTORES E MANGUEIRAS DE INCÊNDIO
AVCB – AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS
FORMAÇÃO E TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCÊNDIO
MÍDIAS SOCIAIS – CARTILHAS E REVISTAS